Histórico dos Fóruns

08/12/2016 14:57

“Ouso dizer, sem modéstia, que o Fórum se traduz como uma onda socioeducativa e política que se formou a partir do mar de Florianópolis, que se reproduz num movimento bianual, que ecoa diariamente nas ações espalhadas por tantos programas universitários e, no final de cada evento, elege o próximo ponto onde uma nova onda se fará presente. Desejo estar nesta praia, refrescar-me nessas águas, fazer parte desse encontro que persevera  buscando uma sociedade que seja mais justa, mais digna e mais igualitária para todas as idades” (Profa. Maria Cecília A. Godtsfriedt, 2015).

 

 

No âmbito das universidades, as primeiras ações de extensão voltadas aos idosos datam da década de 1980, destacando-se  a criação do NETI/UFSC – Núcleo de Estudos da Terceira Idade da Universidade Federal de Santa Catarina, e desde então vem ocorrendo a multiplicação de programas em instituições de ensino superior voltados à educação permanente para o envelhecimento.

O I Fórum de Coordenadores e o I Encontro Nacional de Estudantes Universitários da Terceira Idade foi protagonizado pelo NETI/UFSC, em novembro de 1991 na cidade de Florianópolis, através das Professoras Neusa Mendes Guedes e Lucia Hisako Takase Gonçalves. O evento teve como tema central a “Revolução de Idéias na 3ª Idade”.

imagemHistorico

 

O evento de vanguarda em Florianópolis-SC reuniu mais de 20 universidades e 400 pessoas que foram desafiadas para revolucionar suas ideias sobre viver e envelhecer. Na época, parecia ser um movimento impensável, um tanto revolucionário, porém ainda sem uma consistência legal que respaldasse tal ação. No entanto, foi vivenciado paralelamente o movimento da política dos anos 90, então protagonizado pelos ícones da gerontologia nacional (Neusa Mendes Guedes (SC); Nara Costa Rodrigues (RS), Maria Jose Barroso (CE) e Marcelo Salgado (SP)).  Tal movimento dialogou com ministérios, tornou-se expressivo e culminou com a Política Nacional dos Direitos Humanos (em 1994), evoluindo com a criação do CNDI- Conselho Nacional dos Direitos dos Idosos e a conquista do Estatuto do Idoso (em 2003).

Os Fóruns e Encontros Nacionais estimulam a ressignificação e a criação de tecnologias educacionais que contemplam a especificidade do ser idoso, buscando a excelência, o fortalecimento e a disseminação de propostas que, com certeza, contribuem para a valorização do potencial criativo do SER como pessoa, e para a construção social do envelhecimento humano desejado, respeitado, saudável e digno.

Em 2017 o NETI/UFSC completará 35 anos e terá a honra de sediar o XV Fórum Nacional de Coordenadores de Projetos da Terceira Idade de Instituições de Ensino Superior e XIV Encontro Nacional dos Estudantes da Terceira Idade de Instituições de Ensino Superior.

O Evento reunirá docentes e discentes das instituições de ensino superior do Brasil (IES), doutores e especialistas na área da gerontologia e profissionais da área do envelhecimento, de modo multiprofissional e interinstitucional, além de congregar alunos idosos de programas da terceira idade, com o propósito de discutir a sustentabilidade dos programas de educação permanente nas universidades e gerar subsídios contribuintes para a efetivação das ações de extensão com o compromisso e a inovação social pertinentes as IES.

Venha participar do Fórum, rever amigos e encontrar pessoas dispostas a debater ideias e compartilhar experiências vivenciadas nos espaços das universidades.

Venha conhecer Floripa, refrescar-se nas águas da Ilha da Magia e revigorar-se com o conhecimento difundido no Fórum!