Submissão de Trabalhos Científicos

logoSite2

 

COMISSÃO CIENTÍFICA

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

 

Data limite para submissão de trabalhos: até às 23:59h do dia 23 de junho de 2017

Divulgação dos trabalhos aceitos: a partir do dia 03 de julho de 2017

Os resumos deverão ser enviados exclusivamente pelo o endereço eletrônico: <netiufsc@gmail.com

 

ORIENTAÇÕES GERAIS

Todos os todos os profissionais e estudantes inscritos no Fórum estão convidados a submeterem  seus trabalhos científicos! Sendo que, pelo menos um dos autores deverá estar inscrito no Fórum e serão aceitos até 2 (dois) trabalhos por autor/apresentador. Aqueles que já tiverem atingido este número somente poderão ser listados em outros trabalhos como co-autores.

 

No momento da submissão, os autores deverão indicar o Eixo temático do trabalho científico, quais sejam:

  • Compromisso Social
  • Inovação social
  • Promoção da Saúde e Envelhecimento Ativo
  • Educação Permanente e Envelhecimento
  • Sustentabilidade dos Programas nas Instituições de Ensino Superio (IES)

 

Os autores deverão escolher a modalidade preferencial de apresentação do trabalho científico no momento da submissão: pôster ou comunicação oral.  A Comissão Organizadora avaliará os trabalhos e definirá a modalidade de apresentação no momento do aceite do trabalho.

 

Uma vez selecionado, a apresentação do trabalho científico está condicionada a comprovação de pagamento de inscrição no Fórum do autor/apresentador.

 

Ao final do processo de submissão de trabalhos científicos, a listagem de resumos aprovados será publicada no site do Fórum e o autor/apresentador receberá as orientações para apresentação através de correio eletrônico.

 

Leia atentamente as instruções, em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail da Comissão Científica do Fórum: netiufsc@gmail.com

 

1) INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS:

Faça a sua inscrição no evento através do site oficial  www.forumncti.com.br e envie seu comprovante de pagamento para o endereço eletrônico educon@feesc.org.br

Os resumos deverão ser enviados em arquivo word (.doc; .docx), na língua portuguesa, até às 23h59min do dia 23 de junho de 2017 no endereço eletrônico netiufsc@gmail.com

No corpo do email, indique a modalidade preferencial de apresentação e o eixo temático do trabalho científico:

Modalidades:

  • Comunicação oral
  • Pôster

Eixos temáticos:

1 – Compromisso Social: é um conceito transversal, que permeia todas as instituições e a todos os que, de alguma forma são afetados pelas atividades da mesma; envolve responsabilidade para com a sociedade, com o ambiente, a transparência, o diálogo e o bom governo; compreensão de que os compromissos com toda a sociedade vão além da cadeia produtiva e expressos por meio de atos que a afetem positivamente; gestão ética; estabelecimento de metas que impulsionem o desenvolvimento sustentável da sociedade; redução de desigualdades com ênfase na cidadania. As universidades, por serem instituições de ensino, já têm inerente em sua própria função grande responsabilidade na formação de cidadão, mas há compromissos que podem ser assumidos além da formação em si, como produtora e disseminadora de conhecimentos.

 

2 – Inovação social:  compreendida como uma intervenção coletiva que visa responder a uma aspiração, atender a uma necessidade, criar uma solução ou aproveitar uma oportunidade de ação, com vistas a modificar as relações sociais, transformar um quadro de ação ou propor novas orientações culturais (BOUCHARD, 2013).

 

3 – Promoção da Saúde e Envelhecimento Ativo: a promoção da saúde é um conjunto de estratégias e formas de produzir saúde, no âmbito individual e coletivo, caracterizando-se pela articulação e cooperação intra e intersetorial, pela formação da Rede de Atenção à Saúde, buscando articular suas ações com as demais redes de proteção social, com ampla participação e controle social (BRASIL, 2014). O envelhecimento ativo é o processo de otimização das oportunidades de saúde, participação e segurança, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida à medida que as pessoas ficam mais velhas (OMS, 2005).

 

4 – Educação Permanente e Envelhecimento: A educação é uma experiência coletiva, desenvolvida ao longo de todo o percurso vital, alicerçando-se em quatro pilares: aprender a aprender, aprender a fazer, aprender conviver e aprender a ser (DELORS, 2012). A participação de pessoas idosas em programas de educação permanente pode contribuir para a universidade desempenhar seu papel na produção e aplicação do conhecimento, bem como na formação de pessoas capacitadas para o agir gerontológico, refletindo diretamente na educação necessária para o desenvolvimento crítico, mudança de paradigmas e transformação social no que se refere ao viver e envelhecer humano.

 

5 – Sustentabilidade dos Programas nas IES: Sustentabilidade é a característica do que é sustentável, ou seja, passível de sustentação, garantir os meios e recursos necessários para sua realização e continuação, manutenção e sobrevivência (HOUAISS, 2009). A sustentabilidade é muito associada ao desenvolvimento sustentável, que é um conceito multidimensional, abrangendo, inclusive, as dimensões ambiental, econômica e social (SILVA; MELO; SILVA E RAMOS, 2014).

 

Antes de submeter o resumo, revise-o com atenção, pois não serão permitidas alterações após o recebimento do mesmo.

Após a submissão do resumo, a organização do evento enviará um e-mail para o responsável pelo trabalho (quem o submeteu para avaliação) confirmando o recebimento.  Caso não receba a confirmação, informe o problema ocorrido através do endereço eletrônico netiufsc@gmail.com

Os trabalhos selecionados para apresentação serão divulgados no site do Fórum a partir do dia 03 de julho de 2017.

Cada resumo poderá ter 6 autores, no máximo.

Será emitido apenas 01 (um) certificado por trabalho apresentado. Os certificados de apresentação dos trabalhos seguirão a ordem cadastrada de autores, conforme apresentado no resumo.

A Organização e a Comissão Científica do Fórum não se responsabilizarão pelo conteúdo dos trabalhos científicos, sendo isso de inteira responsabilidade dos autores, assim como não se responsabilizarão pelos custos de impressão, transporte, hospedagem ou quaisquer outros relacionados com a apresentação dos trabalhos aprovados.  Não haverá ressarcimento dos valores de inscrição pagos em caso de ausência na data de apresentação e ou no Fórum.

ATENÇÃO: todos os materiais produzidos a partir dos resumos (anais, certificado, dentre outros) serão reprodução fiel das informações submetidas pelo autor. Portanto, não será possível proceder alterações quanto à grafia do título, resumo ou autores após a data limite para envio de trabalhos. Salientamos que as informações fornecidas são de inteira responsabilidade do autor que submete o resumo.

A decisão final da Comissão Científica do Fórum é considerada suprema, irrevogável e inapelável, a qual não será revista.

 

2) INSTRUÇÕES PARA PREPARAÇÃO DE RESUMOS DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS:

O título do trabalho deverá ser em negrito, caixa alta e centralizado tendo, no máximo, 100 caracteres com espaços.

Logo abaixo do título, justificado à direita, deverá estar o nome do autor principal (com instituição de origem e e-mail de contato) seguido dos co-autores (com as respectivas instituições de origem), totalizando no máximo 5 autores.

O texto do resumo deverá conter no máximo 2.500 caracteres (sem espaços). Não será permitida a utilização de gráfico ou tabela nos resumos.

O resumo deverá ser digitado em corpo único, no formato estruturado: Introdução, Objetivo, Metodologia, Resultados; Conclusão.  Referências (no máximo 5, preferencialmente dos últimos 5 anos). Insira de três a cinco palavras-chave em ordem alfabética no final do resumo.

Indique a Modalidade preferencial de apresentação (pôster ou comunicação oral). Indique o Eixo temático para submissão do resumo: Compromisso Social; Inovação social; Promoção da Saúde e Envelhecimento Ativo; Educação Permanente e Envelhecimento; ou Sustentabilidade de Programas. Cada trabalho poderá ser inserido somente em um dos eixos temáticos.

 

3) INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE PÔSTER:

  • O pôster deverá ser impresso no tamanho 0,90m de largura por 1,20m de altura (formato retrato), com cordinha para pendurar.
  • O pôster deverá conter basicamente a seguinte sequência: Título; Autores (com as respectivas instituições e e-mail de contato do autor principal); Introdução; Objetivos; Metodologia; Resultados; Conclusões; Referências.
  • No pôster impresso, o título e os autores do trabalho deverão ser os mesmos contidos nos resumos selecionados para apresentação e na mesma ordem.
  • A impressão do pôster deverá ser de boa qualidade de forma que o texto possa ser lido a uma distância mínima de 2 metros.
  • Os resultados poderão ser ilustrados com figuras (fotos autorizadas e gráficos) e/ou tabelas. Nas tabelas, a legenda deve ser posicionada acima do corpo da tabela, enquanto nas figuras (fotos e gráficos), a legenda deverá estar abaixo.  As citações bibliográficas deverão ser feitas conforme as atuais normas ABNT.
  • O transporte, fixação e remoção do pôster no local apropriado deverá ser feita pelo autor/apresentador no dia e horário definidos pela Comissão Científica.
  • O autor/apresentador deverá estar à disposição dos interessados em consultar seu trabalho, durante o período reservado para pôster na programação do Fórum.
  • O certificado da apresentação de trabalho científico, modalidade pôster, será entregue, exclusivamente, para o autor/apresentador presente na sessão de Pôster Dialogado, conforme previsto na programação do Fórum.
  • Será fornecido apenas um (1) certificado para o autor/apresentador do trabalho, no qual constará o título do mesmo e os nomes dos autores, de acordo com o resumo submetido e aprovado.
  • Lembretes:

– Prepare um painel harmonioso e atrativo.

– Lembre-se que o excesso de informações e recursos pode levar ao desinteresse pela leitura.

– Utilize caracteres facilmente legíveis no texto.

– Não esqueça o material necessário para a montagem do seu pôster na área do Fórum reservada para a exposição.

 

 

4) INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE COMUNICAÇÃO ORAL:

  • A apresentação oral deverá ser editada através do software PowerPoint® ou compatível. Recomenda-se que o autor teste a apresentação e traga o arquivo gravado em pelo menos duas mídias diferentes.
  • As comunicações orais deverão ser feitas impreterivelmente em dez minutos, seguidos de 5 minutos de discussão, em dia e horário estipulados no programa científico do Fórum.
  • A infraestrutura disponível para a apresentação será: um computador, projetor multimídia e tela para projeção; outros equipamentos ou ferramentas deverão ser trazidos pelo apresentador.

 

Jordelina Schier

Coordenadora do XV Fórum Nacional de Coordenadores de Projetos da 3ª Idade de Intituições de Ensino Superior

 

Juliana Balbinot Reis Girondi

Comissão Científica do XV Fórum Nacional de Coordenadores de Projetos da 3ª Idade de Intituições de Ensino Superior