1- Instruções para submissão de resumos dos trabalhos científicos

logoSite2

 

Faça a sua inscrição no evento através do site oficial  www.forumncti.com.br e envie seu comprovante de pagamento para o endereço eletrônico educon@feesc.org.br

Os resumos deverão ser enviados em arquivo word (.doc; .docx), na língua portuguesa, até às 23h59min do dia 23 de junho de 2017 no endereço eletrônico netiufsc@gmail.com

No corpo do email, indique a modalidade preferencial de apresentação e o eixo temático do trabalho científico:

Modalidades:

  • Comunicação oral
  • Pôster

Eixos temáticos:

1 – Compromisso Social: é um conceito transversal, que permeia todas as instituições e a todos os que, de alguma forma são afetados pelas atividades da mesma; envolve responsabilidade para com a sociedade, com o ambiente, a transparência, o diálogo e o bom governo; compreensão de que os compromissos com toda a sociedade vão além da cadeia produtiva e expressos por meio de atos que a afetem positivamente; gestão ética; estabelecimento de metas que impulsionem o desenvolvimento sustentável da sociedade; redução de desigualdades com ênfase na cidadania. As universidades, por serem instituições de ensino, já têm inerente em sua própria função grande responsabilidade na formação de cidadão, mas há compromissos que podem ser assumidos além da formação em si, como produtora e disseminadora de conhecimentos.

 

2 – Inovação social:  compreendida como uma intervenção coletiva que visa responder a uma aspiração, atender a uma necessidade, criar uma solução ou aproveitar uma oportunidade de ação, com vistas a modificar as relações sociais, transformar um quadro de ação ou propor novas orientações culturais (BOUCHARD, 2013).

 

3 – Promoção da Saúde e Envelhecimento Ativo: a promoção da saúde é um conjunto de estratégias e formas de produzir saúde, no âmbito individual e coletivo, caracterizando-se pela articulação e cooperação intra e intersetorial, pela formação da Rede de Atenção à Saúde, buscando articular suas ações com as demais redes de proteção social, com ampla participação e controle social (BRASIL, 2014). O envelhecimento ativo é o processo de otimização das oportunidades de saúde, participação e segurança, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida à medida que as pessoas ficam mais velhas (OMS, 2005).

 

4 – Educação Permanente e Envelhecimento: A educação é uma experiência coletiva, desenvolvida ao longo de todo o percurso vital, alicerçando-se em quatro pilares: aprender a aprender, aprender a fazer, aprender conviver e aprender a ser (DELORS, 2012). A participação de pessoas idosas em programas de educação permanente pode contribuir para a universidade desempenhar seu papel na produção e aplicação do conhecimento, bem como na formação de pessoas capacitadas para o agir gerontológico, refletindo diretamente na educação necessária para o desenvolvimento crítico, mudança de paradigmas e transformação social no que se refere ao viver e envelhecer humano.

 

5 – Sustentabilidade dos Programas nas IES: Sustentabilidade é a característica do que é sustentável, ou seja, passível de sustentação, garantir os meios e recursos necessários para sua realização e continuação, manutenção e sobrevivência (HOUAISS, 2009). A sustentabilidade é muito associada ao desenvolvimento sustentável, que é um conceito multidimensional, abrangendo, inclusive, as dimensões ambiental, econômica e social (SILVA; MELO; SILVA E RAMOS, 2014).

 

Antes de submeter o resumo, revise-o com atenção, pois não serão permitidas alterações após o recebimento do mesmo.

Após a submissão do resumo, a organização do evento enviará um e-mail para o responsável pelo trabalho (quem o submeteu para avaliação) confirmando o recebimento.  Caso não receba a confirmação, informe o problema ocorrido através do endereço eletrônico netiufsc@gmail.com

Os trabalhos selecionados para apresentação serão divulgados no site do Fórum a partir do dia 03 de julho de 2017.

Cada resumo poderá ter 6 autores, no máximo.

Será emitido apenas 01 (um) certificado por trabalho apresentado. Os certificados de apresentação dos trabalhos seguirão a ordem cadastrada de autores, conforme apresentado no resumo.

A Organização e a Comissão Científica do Fórum não se responsabilizarão pelo conteúdo dos trabalhos científicos, sendo isso de inteira responsabilidade dos autores, assim como não se responsabilizarão pelos custos de impressão, transporte, hospedagem ou quaisquer outros relacionados com a apresentação dos trabalhos aprovados.  Não haverá ressarcimento dos valores de inscrição pagos em caso de ausência na data de apresentação e ou no Fórum.

ATENÇÃO: todos os materiais produzidos a partir dos resumos (anais, certificado, dentre outros) serão reprodução fiel das informações submetidas pelo autor. Portanto, não será possível proceder alterações quanto à grafia do título, resumo ou autores após a data limite para envio de trabalhos. Salientamos que as informações fornecidas são de inteira responsabilidade do autor que submete o resumo.

A decisão final da Comissão Científica do Fórum é considerada suprema, irrevogável e inapelável, a qual não será revista.